A Baía de Todos os Santos tem uma abertura de 35 km voltada para o Oceano Atlântico eno seu interior, um arquipélago com 56 ilhas dos mais variados tamanhos.

Características Geográficas

Reconhecida como a maior baía existente no país, a grandiosidade da Baía de Todos os Santos está na extensão de 1.052 km² que penetra 55 km continente adentro e possui um contorno litorâneo de aproximadamente 200 km recortado por enseadas, angras, lagamares e uma pequena baía, a de Aratu.

A Baía de Todos os Santos tem uma abertura de 35 km voltada para o Oceano Atlântico, entre o Farol da Barra e a Ponta do Garcez. A profundidade chega a alcançar os 70 metros, e em seu interior ainda existe um arquipélago de 56 ilhas dos mais variados tamanhos. Ali, se destaca a Ilha de Itaparica, a maior ilha marítima do Brasil e um dos mais importantes acidentes geográficos da costa brasileira.

A fauna e a flora da baía são muito ricas, compondo um ecossistema com surpreendentes e belas paisagens. Compõem o cenário de sua biodiversidade coqueirais, bananais, mangueirais, mata atlântica remanescente, manguezais, apicuns e recifes de coral, em contraste com os costões rochosos e as praias de areia fina.

Rica ainda em mananciais hídricos, a baía abriga a foz dos rios Jaguaripe, Subaé e Paraguaçu, além de inúmeros riachos que deságuam em suas praias. Em suas águas claras e cristalinas, convidativas ao mergulho e à prática dos esportes náuticos, existe ainda uma grande variedade de vida marinha.

Nó