Empreendedorismo feminino avança na Ilha dos Frades e Bom Jesus dos Passos

Publicado em : 16-03-2021

Empreendedorismo feminino avança na Ilha dos Frades e Bom Jesus dos Passos

O empreendedorismo feminino na Ilha dos Frades e na Ilha de Bom Jesus dos Passos, territórios de Salvador localizados na Baía de Todos-os-Santos (BTS), avança e movimenta a economia de dois dos principais pontos turísticos da capital baiana. E no Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, A TARDE mostra as histórias das mulheres que investem nas ilhas e enfrentam desafios como a crise causada pela pandemia.

Em Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, nos Frades, de 10 negócios nove são pilotados por mulheres. Na Marina do Brito, em Bom Jesus, de oito lojas, seis são comandadas por empresárias. Além disso, dos quatro restaurantes locais, dois são liderados com a inteligência e a força femininas.

Uma dessas mulheres é a Vanessa Soares, 37, dona do Restaurante das Águas, que fica em local de fácil acesso na Marina do Brito. Através da releitura da culinária regional, a exemplo da feijoada de fruto do mar, o local tem atraído turistas de diferentes lugares do mundo. Por causa da pandemia, quando é possível abrir de forma segura, o espaço funciona com 40% da sua capacidade máxima, que é de 40 clientes. Mesmo no cenário desafiador, o local se mantém como fonte de renda para 12 funcionários.

“Tenho restaurante há quatro anos. Nesse período, cheguei a trabalhar com a cozinha afetiva. E agora tenho um espaço para trabalhar na cozinha nativa e mediterrânea. Por cau sa da pandemia, ainda não atingimos nem 30% do nosso potencial de negócio. Mas a perspectiva é positiva, pois a Baía de Todos-os-Santos está em pleno potencial. O gosto pela culinária vem desde o tempo dos meus avós, que tinham restaurante na ilha”, diz Vanessa.

A empresária Sheila Lessa, 36, traz como herança a inteligência emocional e o empreendedorismo da mãe, a marisqueira Maria, de 60 anos. Em Bom Jesus dos Passos, ela mantém o restaurante de comida baiana Cantinho da Sheila. “O restaurante foi inaugurado em dezembro de 2019, antes eu só vendia quentinhas em casa, não tinha acesso ao público mais amplo. Esse negócio é uma vitória”, conta a empreendedora.

Mãe de três garotos, o José Henrique, 16, o Guilherme, 10, e o Kaliu, de um ano, Sheila encontrou no negócio a oportunidade de dar uma vida melhor para os filhos. “Nós, mulheres, não podemos parar. Antes eu precisava mariscar para comprar uma roupa, mas meus filhos não precisarão fazer isso”, conclui. Com capacidade máxima para 40 pessoas, o Cantinho da Sheila tem quatro funcionários fixos.

Além dos restaurantes, as lojas de Bom Jesus dos Passos têm a liderança das mulheres. A artesã Joelma Queiroz, 43, tem uma loja de biojoias e artigos de decoração. “Há um ano, esse é um sonho realizado. O negócio permitiu a minha evolução enquanto mulher, artista e empreendedora. E a ilha é um lugar bonito, aconchegante. Faço peças que são bem vendidas na época de verão, quando os turistas chegam”, diz Joelma.

A loja Taranto, da empreendedora Cibele Taranto, também foi inaugurada na sombra da pandemia, no Carnaval do ano passado. No entanto, ela tem certeza do avanço do negócio, principalmente após a pandemia. “A Baía de Todos-os-Santos é um lugar singular. As suas águas calmas atraem milhares de pessoas. E como trabalho com produtos de decoração, moda e aroma, consigo vender e conversar sobre a história do lugar com as pessoas. Passando a Covid-19, isso aqui vai bombar ainda mais, não tenho dúvida”, conta.

Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, organização social responsável por viabilizar e distribuir para os moradores locais esses empreendimentos, explica que ações voltadas para o desenvolvimento da vocação econômica local fortaleceram o empreendedorismo feminino. “Olhar as ações de requalificação urbana e ambiental das ilhas, feitas pela Fundação Baía Viva e a consequente consolidação dos negócios é maravilhoso. Diante das dificuldades históricas impostas, é gratificante saber que tornamos o caminhos dessas mulheres menos difícil”, afirma Isabela.

Vila das Mulheres

Na localidade de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, em Ilha dos Frades, a presidente Isabela Suarez destaca a requalificação da chamada Vila das Mulheres, ponto onde a maior parte dos negócios é fruto do empreendedorismo feminino. “Como a Ponta de Nossa Senhora é um dos locais de Bandeira Azul da BTS, distinção dada para marinas que seguem protocolos socioambientais, a gente propôs a reformulação dos negócios. As barracas foram substituídas por restaurantes estruturados, pousadas também foram pensadas dentro da lógica de unir o econômico com o sustentável. Os negócios foram potencializados”, acrescenta.

Entre os negócios localizados na Ilha dos Frades, está a Ecopousada da Lu, da empreendedora Luciene Menezes, 49. “Aqui tem 11 bangalôs, cada um com espaço para um casal. O local é simples, bonito e organizado. Algo que tem tudo haver com a minha personalidade. No verão, a lotação fica em 98%. E o selo Bandeira Azul é algo que ajuda a atrair visitantes”, conta Luciene

Fonte: A TARDE