FUNDAÇÃO BAÍA VIVA VAI DESENVOLVER AÇÕES BASEADAS NO CONCEITO “LIXO ZERO”

Publicado em : 18-08-2020

FUNDAÇÃO BAÍA VIVA VAI DESENVOLVER AÇÕES BASEADAS NO CONCEITO “LIXO ZERO”

Salvador, 05 de agosto de 2020 – Anualmente a Fundação Baía Viva, organização não governamental fundada em 1999, que atua com o objetivo de contribuir com a revitalização das relações sócio-ambientais na Baía de Todos os Santos, realiza a Semana do Meio Ambiente. As escolas da região são convidadas a participar de um momento de reflexão, com palestras, encontros e oficinas relacionadas aos temas de meio ambiente e sustentabilidade. Este ano, por conta da pandemia do Coronavírus, o evento, que teria o mote “Lixo Zero” não conseguiu acontecer no dia 10 de junho, como era previsto.

Estava programado o lançamento das ações “Lixo Zero” que se baseiam em uma filosofia de máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos, e, a redução – ou até mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para aterros sanitários e/ou para incineração. A meta é baseada no conceiro estabelecido pela ZWIA – Zero Waste International Alliance, que diz que “Lixo Zero” é: uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo”.

Entende-se então que uma gestão “Lixo Zero”  não permite que ocorra a geração do lixo, que é a mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos. Também há a defesa de que isto é um conceito de vida, onde o indivíduo e organizações, passam a refletir e se tornam conscientes dos caminhos e finalidades de seus resíduos antes de descartá-los.

Este conceito, inclusive, é representado por quatro R’s: REPENSAR: acabar com a ideia que resíduos são sujos. Não descartar no lixo comum ou misturar materiais que poderiam ser reciclados. REUTILIZAR: diversos objetos e materiais podem ser utilizados de outra maneira antes de serem encaminhados para a reciclagem. REDUZIR: gerar o mínimo possível de lixo. RECICLAR: aproveitar a matéria prima do resíduo para fabricar o mesmo ou outro tipo de produto, sem encaminhá-lo para aterros.

As responsabilidades do cumprimento destas ações e metas se dividem com as indústrias, na produção e design dos produtos, no comércio, que comercializa os produtos das indústrias, no consumidor, que está na extremidade final do sistema, com o consumo, o uso e o descarte, e , com o governo, para harmonizar a responsabilidade de ambos: comunidade e indústria.

A Semana do Meio Ambinete da Fundação Baía Viva não pode acontecer fisicamente, com sua programação planejada, mas é um compromisso da organização desenvolver ações ambientais durante 2020/2021 para reduzir ao máximo o lixo nas Ilhas dos Frades e de Bom Jesus dos Passos.