Ações

Antes e Depois

ILHA DOS FRADES

  A Ilha dos Frades está localizada próxima ao centro da Baía de Todos os Santos, e pertence à cidade de Salvador. A sua área é de 13.736.739 m², sendo que quase a metade, 6.432.636 m², são preservadas e não podem ser ocupadas. De acordo com uma lenda local, a ilha recebeu este nome na colonização, depois que os índios tupinambás que habitavam a região assassinaram dois frades que foram para a ilha com o objetivo de catequizá-los. A ilha é um dos grandes focos de requalificação urbano-ambiental da Baía. A Fundação vem realizando uma série de ações que dão uma nova roupagem à região para receber visitantes e mais estrutura para a população residente. Várias localidades em sua extensão estão passando por transformações para estimular outras iniciativas de fortalecimento do turismo no local. Em Paramana, Costa de Fora e Ponta de Nossa Senhora, a Fundação Baía Viva atuou com destaque para o amplo projeto de saneamento, drenagem e pavimentação de várias ruas e praças, além da transformação de precárias casas de taipa em casas feitas de tijolos equipadas com rede de água, esgoto e energia elétrica. A seguir, vamos conhecer com mais detalhes as mudanças de cada localidade.

Loreto

No Loreto, várias mudanças têm tornado a região mais atrativa. A recuperação completa da Igreja homônima do século XVII, por exemplo, tem um enorme valor simbólico na união da cultura ao turismo. Nessa revitalização, alguns detalhes fizeram toda a diferença, como o material de construção no entorno da capela, cuidadosamente escolhido para se integrar de maneira sutil à pracinha já existente. Outro local bem importante é o receptivo de eventos, o Cerimonial Loreto, construído sobre as ruínas de antigas construções ao lado da Igreja. Ao promover solenidades, o objetivo desse espaço é gerar emprego e renda para a população local, além da capacitar, por meio de cursos, ocupações de camareira, recepcionista, garçom e auxiliar de cozinha e de serviços gerais. A instalação também serve para projetos de educação ambiental e eventos em parceria com as escolas municipais da região. A construção de um novo píer, que permite acesso a todo tipo de embarcação e inclusive embarque e desembarque de pessoas, permite que as comunidades locais e visitantes circulem de maneira segura independente das condições climáticas. Existem também várias ações da Fundação relacionadas ao meio ambiente no Loreto. O cultivo de um viveiro com espécies de Mata Atlântica, visando o reflorestamento da ilha, já plantou, desde 2001, cerca de 150 mil mudas características da floresta, além de 100 mil mudas de coqueiros. O trabalho de replantio é incessante, contemplando mudas de jequitibá, pau-brasil, cedro, anjico, aroeira, ipê roxo, entre outras espécies, além de frutíferas que se adaptam ao solo, como caju, manga, ingá, pitanga, cajá, goiaba e outras. A localidade ganhou ainda um centro de seleção, reciclagem e compactação do lixo e, em parte da antiga fazenda da região, a Fundação construiu a mais completa instalação para estacionamento e abastecimento de embarcações e alojamento da Polícia Militar Ambiental (COPPA). Esta base, atualmente, realiza a fiscalização ambiental da região prevenindo uma série de ações predatórias. Por fim, todo o promenade ao longo da praia e vizinho à Igreja, que antes estava em ruínas, foi reconstruído e requalificado, ganhando banheiros masculino e feminino e chuveiros públicos por iniciativa da Fundação Baía Viva.

Costa de Fora

Entre as ações de incentivo ao turismo em Costa de Fora, destacam-se a reforma de dois restaurantes da comunidade, o Restaurante da Costa e o Varanda da Costa, além de um futuro projeto de requalificação de uma pousada já existente. Já com intuito de resgatar a autoestima da comunidade local, a Fundação Baía Viva mantém um espaço recreativo de cultura e lazer onde promove aulas de dança, capoeira e festejos da comunidade. Nessa localidade, também foram construídos um posto médico, um novo restaurante para atender moradores e visitantes, além de um centro recreativo. Em 2017, em convênio com a Prefeitura de Salvador, também foram entregues uma creche, uma quadra poliesportiva e um parque infantil. A pedido da própria comunidade, a Fundação Baía Viva apoiou também a realização de uma das obras de maior significado para o povoado: a construção de um longo muro (cerca de 1km), que funciona ao mesmo tempo como contenção das marés e passagem para os pedestres, principalmente as crianças em idade escolar, solucionando uma antiga dificuldade vivida pelos moradores nos períodos de maré enchente, quando se deslocavam para Paramana.

Paramana

Outra transformação muito importante na Ilha dos Frades foi a intervenção realizada na Vila Nova Ciranda, em Paramana. A população que residia nas encostas em condições ambientais precárias foi convidada a ocupar as novas unidades residenciais, construídas após obras de drenagem e pavimentação. Nessa região, foi feito também um campo de futebol com arquibancadas e vestiários, e está firmado um novo convênio com a polícia militar para a reforma do posto policial.

Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe

Outro símbolo do patrimônio histórico da Ilha dos Frades, a Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, construída pelos portugueses em Ponta de Nossa Senhora, estava abandonada e desmoronando e foi totalmente recuperada pela Fundação. No alto do cume em que se encontra, foi instalado um mirante, de onde se descortina uma das mais belas vistas da Baía de Todos os Santos. Foi necessário reconstruir também toda a imensa escadaria que dá acesso à igreja. Neste mesmo povoado, que abriga uma das mais belas praias da baía, a Fundação Baía Viva realizou uma ação de requalificação do equipamento praiano, substituindo as precárias instalações das barracas existentes por construções simples e harmoniosas com o meio ambiente. Próximo a elas, a Fundação trouxe o mercado de artesanato da Baía de Todos os Santos, onde estão expostas as várias tendências do artesanato popular produzido na baía e no Recôncavo. Foi realizada ainda na Ponta de Nossa Senhora a construção de um novo píer, sanitários públicos, posto policial e de atendimento médico, além de um sistema de sinalização náutica para evitar a aproximação de embarcações na praia.

ILHA DE BOM JESUS DOS PASSOS

A Ilha de Bom Jesus dos Passos também se localiza na Baía de Todos os Santos e faz parte do Município de Salvador. Nessa localidade, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Salvador, a Fundação vem desenvolvendo, desde 2001, um amplo trabalho de requalificação urbana, que contempla projetos de urbanização, sistema de drenagem, recuperação de casas, calçamento de ruas e praças, rede de água e esgoto. O melhor resultado dessa parceria é a implantação de um pequeno estaleiro que garantirá a fabricação e reparação artesanal de barcos em fibra e madeira. Outras ações importantes provenientes desse trabalho conjunto também estão sendo realizadas, como:

  • Atividades de conscientização ambiental;
  • A construção de 3 quadras poliesportivas, 3 parques infantis, espaço ginástico, creche-escola, praça com 4 quiosques, 2 novos píers para pedestres, Museu de Isolino, promenade para passeio peatonal no lado Sul e Leste da Ilha e, na retroárea do Brito, 4 novos restaurantes e Centro Comercial com 12 lojas;
  • A manutenção e a conservação da Igreja de Bom Jesus dos Passos;
  • Requalificação das Praias no lado Sul e Leste da Ilha;
  • Apoio a projetos esportivos e culturais, como Filarmônica de Bom Jesus, Campeonato Brasileiro de Windsurf, eventos religiosos, entre outros.

Ações Sociais

A Fundação desenvolve, junto a parceiros educadores e Termos de Cooperação Técnica, a qualificação da mão de obra local, a fim de estimular a geração de renda na comunidade. Já foram oferecidos cursos de formação técnica como: ajudante de cozinha; técnicas de cozinha; atendimento (eventos e hotelaria); maquiagem; serviços gerais e camareira; artesanato popular; barman; coquetelaria; entre outros. Com propósito de fortalecer a vocação regional para o turismo e profissionalizar a prestação do serviço, a Fundação Baía Viva também investe na área de gastronomia e de arquitetura. Restaurantes das comunidades de Costa e Ponta de Nossa Senhora passaram por reforma de instalações, elaboração de cardápios, criação de uniformes e receberam treinamento para aprimorar os serviços, com foco na culinária e atendimento ao cliente. Para os próximos anos, a Fundação pretende suprir, com novos parceiros, toda a demanda de serviços turísticos.

APOIO À COMUNIDADE

A Fundação Baía Viva entende que educação é um dos pilares para o desenvolvimento sustentável das comunidades. Por isso, investe e atrai parceiros que atuem tanto com em nível profissionalizante, quanto em educação e arte para as crianças. A Fundação mantém em Costa de Fora um projeto de apoio à comunidade com a criação, em 2010, da Escolinha Baía Viva – Esporte, Cultura e Educação. Cursos de dança, capoeira, coral e futebol são algumas das atividades para as cerca de 50 crianças e adolescentes de 08 a 17 anos que fazem parte do projeto. As atividades colaboram para manter os jovens entretidos e fora de situações de risco, ao mesmo tempo em que estimulam as relações sociais e interpessoais, trabalhando questões fundamentais como educação, hábitos de higiene e consciência ambiental. Além disso, avalia o comportamento dos integrantes para entender quais os problemas de assimilação dos alunos para determinadas disciplinas, e assim promover os ajustes necessários em questões como o déficit de atenção e o analfabetismo funcional. Para pertencer à Escolinha, é necessário que o jovem que seja aluno matriculado em uma das escolas da região, e que tenha frequência mínima, além de um bom desempenho escolar. Os professores, todos voluntários, são recrutados na própria Ilha dos Frades e, uma vez por semana, passam o dia sendo instruídos com treinamentos e orientações.

Meio Ambiente

A perpetuidade de todo o projeto da Fundação Baía Viva está atrelada ao comprometimento com a saúde ambiental da região. Em pontos diversos da Ilha dos Frades, foram instalados viveiros com espécies da Mata Atlântica para reflorestar algumas áreas da ilha. Mudas de jequitibá, pau-brasil, cedro, angico, aroeira, ipê-roxo e outras frutíferas adaptadas ao solo como caju, manga, ingá, pitanga, cajá, goiaba, cajazeira, entre outras, fazem parte das mais de 150 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica replantadas desde 2001. Outro viveiro de mudas é o de Coqueiros Nativos, também construído em diversos pontos da Ilha. Mais de 120 mil mudas de coco já foram plantadas. Em 2005, a Fundação construiu o centro de transbordo e reciclagem de lixo da Ilha dos Frades. Todos os resíduos recolhidos nas praias são selecionados e reciclados por meio de compactador. O lixo orgânico é dali transportado de barco para a Ilha de Madre de Deus, onde é coletado pela Prefeitura de Salvador. Nas aguadas construídas na Ilha, lindeiras ao oceano, milhões de alevinos de diversas espécies marinhas foram liberados para o mar depois de alguns meses crescendo nos viveiros. O programa de repovoamento de larvas de caranguejo também já está em sua quarta edição, tendo sido soltas cerca de 2,8 milhões de larvas. A Fundação também firmou Termo de Cooperação Técnica com a Preamar Gestão Costeira para implementação do programa Bandeira Azul, cujo objetivo é ampliar a conscientização acerca da proteção do ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações para a resolução dos problemas existentes. A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) é uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA) sem fins lucrativos, dedicada à educação para o desenvolvimento sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais. Outra ação que cerceou a prática de crimes ambientais foi o Termo de Cooperação Técnica com a Polícia Militar Ambiental (COPPA), que ofereceu instalações em Loreto com suporte completo necessário para fiscalização ambiental em todo o Leste e Norte da Baía de Todos os Santos.

Nó