Turismo na Ilha dos Frades

A Ilha dos Frades localiza-se praticamente no centro da Baía de Todos os Santos, e pertence ao Município de Salvador. Com oito quilômetros de comprimento, possui a forma de uma estrela de quinze pontas, e apresenta belas paisagens com praias desertas, coqueirais e uma vegetação típica de Mata Atlântica.

O acesso por terra esse paraíso é feito a partir da BR 324 até a Ilha de Madre de Deus, onde se pode fazer a travessia marítima em barcos alugados até Loreto, Paramana ou a Ponta de Nossa Senhora. Outra alternativa é através de barcos privados ou turísticos a partir dos terminais marítimos da cidade de Salvador.

Entre os movimentos da Ilha destacam-se a Igreja secular de Nossa Senhora de Guadalupe, que remonta ao século XVIII, a igreja de Nossa Senhora do Loreto erguida no século XVII. Na Ilha vivem pessoas em 04(quatro) localidades: Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Costa de Fora, Paramana e Loreto. Não é permitida a circulação de veículos, só carros elétricos e quadriciclos. A praia mais frequentada é a de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe e em seguida Loreto, Viração e Tobar.