Raiz Cultural

Com propósito de fortalecer a vocação regional para o turismo e profissionalizar a prestação do serviço, a Fundação Baía Viva, investiu na área de gastronomia e design. Restaurantes existentes das comunidades de Costa e Ponta de Nossa Senhora passaram por reforma de instalações, elaboração de cardápios, criação de uniformes e receberam treinamento para aprimorar os serviços, com foco na culinária e atendimento ao cliente. Estas atividades foram concluídas em dez/16. Para os próximos anos a Fundação pretende suprir, com novos parceiros, toda a demanda de serviços turísticos.

 

Selo Sustainable Destinations TOP 100

 

Em busca de premiar os destinos mundiais que melhor representem um turismo sustentável, o Top 100 Green Destinations 2016 elegeu os melhores lugares com a preservação ambiental e social, divulgando a lista no Dia Mundial do Turismo, no dia 27 de setembro, na Eslovênia.

 

Baseado em 15 critérios, os destinos verdes previamente tiveram de fornecer informações sobre o local e os esforços no intuito de manter a sustentabilidade em benefício dos visitantes, residentes e também do resto do mundo.

 

Todas as indicações foram avaliadas por especialistas e por membros do Green Destinations, Travel Mole Vision for Sustainable Tourism e do Destination Stewardship Centre, que incluíram mais de 60 especialistas em turismo sustentável.

 

Dentre os destinos selecionados, o Brasil teve dois incluídos na lista: Praia de Ponta de Nossa Senhora, situada na Ilha dos Frades e Fernando de Noronha.

 

Baía de Todos os Santos está entre as mais bonitas do mundo

No dia 2 de novembro de 2016, aconteceu na cidade de Puerto Vallarta, no México, o XII Congresso Mundial do TMBBW (The Most Beautiful Bays in the World).

Dentre os destaques da programação, a entrega da certificação que oficializou a entrada da Baía de Todos os Santos no Clube das mais belas baías de todo o mundo.

O Yacht Clube da Bahia, ao lado da Associação Comercial da Bahia, Salvador Destination, Fundação Baía Viva e Prefeitura Municipal de Salvador, viabilizaram esta conquista por meio do trabalho que desenvolvem, seja de preservação ou investimentos em prol do crescimento do local na área social e esportiva.

 

PREAMAR

A Preamar Gestão Costeira desenvolve soluções para ambientes costeiros através do gerenciamento dos recursos socioambientais, econômicos e urbanísticos. Além disso, a empresa presta serviços de consultoria ambiental nas quatro grandes áreas da oceanografia: biologia, química, física e geologia. Para isso conta com um corpo de pesquisadores, consultores e profissionais qualificados das áreas da Oceanografia e Educação Ambiental.

A empresa é desenvolvedora de um protocolo pioneiro para requalificação de praias e marinas, fundamentada no Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro e em critérios internacionais O PROGRAMA BANDEIRA AZUL.

A Fundação Baía Viva firmou um convênio com a Preamar Gestão Costeira desde julho de 2014 para trazer a certificação deste programa para uma das praias de sua atuação a Praia de Ponta de Nossa Senhora –Ilha dos Frades.

 Com recursos da Fundação Baía Viva e apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, a praia de Ponta de Nossa Senhora passou por adequações a fim de atender aos critérios da certificação, que contemplam quatro áreas principais: educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental, segurança e serviços. O selo Bandeira Azul é atribuído anualmente pela organização não governamental Foundation for Environmental Educacion (FEE – Fundação para Educação Ambiental) à praias e marinas que cumprem um conjunto de 34 requisitos de qualidade socioambiental.

Desde julho de 2014, equipes da Preamar fazem análise química da água periodicamente, promovem ações de conscientização ambiental e turismo sustentável, além de indicações de benfeitorias estruturais. Resultados já podem ser vistos, entre eles a construção do mapeamento bioregional da praia e o envolvimento da comunidade nas questões de educação ambiental. Hoje em dia, os próprios moradores estabelecem uma comunicação direta com os turistas para que estes façam uso consciente e sustentável do local.

Em 2016 a Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha Dos Frades, foi aprovada pelo júri internacional para receber a Bandeira Azul.

Nó