Reúne uma exuberância de encantos naturais que poderiam facilmente qualificá-la como um dos mais requintados pontos turísticos do país.

BAHIA PESCA

A Fundação firmou Termo de Cooperação Técnica com a Bahia Pesca, com objetivo de desenvolver atividades na área de aquicultura e pesca em projetos voltados para as comunidades pesqueiras da Ilha dos Frades e Bom Jesus dos Passos.

BANDEIRA AZUL

A Bandeira Azul é um selo de qualidade outorgado pela organização não-governamental Foundation for Environmental Education (FEE – Fundação para Educação Ambiental).

As praias de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe e Viração, na Ilha dos Frades, foram aprovadas por um júri internacional para receberem a Bandeira Azul. O programa, criado na França em 1980 e considerado o mais importante da categoria em todo o mundo, contempla praias e marinas que cumprem um conjunto de 34 requisitos de qualidade socioambiental.

Para receber a Bandeira Azul, a Fundação Baía Viva – em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador e apoio da comunidade local, realizaram adequações em quatro áreas principais: Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Qualidade da Água e Segurança e Serviços. Foram realizadas melhorias na acessibilidade, requalificação dos banheiros e dos comércios de praia, implantação de sinalização ambiental, entre outras medidas, sempre envolvendo a comunidade.

POLÍCIA MILITAR – COPPA

Em 2014, foi celebrado o Termo de Cooperação Técnica com a Polícia Militar do Estado da Bahia com o objetivo de implantar uma base da Companhia de Polícia Ambiental (COPPA).

O objetivo dessa cooperação é proporcionar à população uma prestação efetiva do serviço de segurança ambiental na Baía de Todos os Santos.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR

A Fundação Baía Viva celebra, desde o final de 2012, vários Termos de Cooperação Técnica com a cidade de Salvador para atuação nas ilhas, como SEMTEL, SEDUR, SEMOP e SECIS.

O objetivo

é lograr ações que auxiliem no processo de desenvolvimento e ordenamento, bem como que permitam a ampliação de serviços prestados pelo município nestas localidades.

RAIZ CULTURAL

Com propósito de fortalecer a vocação regional para o turismo e profissionalizar a prestação do serviço, já em 2016 a Fundação Baía Viva investiu na área de gastronomia e arquitetura. Restaurantes existentes das comunidades de Costa e Ponta de Nossa Senhora passaram por reforma de instalações, elaboração de cardápios, criação de uniformes e receberam treinamento para aprimorar os serviços, com foco na culinária e atendimento ao cliente. Para os próximos anos, a Fundação pretende suprir, com novos parceiros, toda a demanda de serviços turísticos.

SELO SUSTAINABLE DESTINATIONS TOP 100

Em busca de premiar os destinos mundiais que melhor representem um turismo sustentável, o Top 100 Green Destinations 2016 elegeu os melhores lugares com a preservação ambiental e social, divulgando a lista no Dia Mundial do Turismo, no dia 27 de setembro, na Eslovênia.

Baseado em 15 critérios, os destinos verdes previamente tiveram de fornecer informações sobre o local e os esforços que realizam para manter a sustentabilidade em benefício dos visitantes, residentes e também do resto do mundo.

Todas as indicações foram avaliadas por especialistas e por membros do Green Destinations, Travel Mole Vision for Sustainable Tourism e do Destination Stewardship Centre, que incluíram mais de 60 especialistas em turismo sustentável.

Dentre os destinos selecionados, o Brasil teve dois incluídos na lista: Praia de Ponta de Nossa Senhora, situada na Ilha dos Frades, e Fernando de Noronha.

BAÍA DE TODOS OS SANTOS ESTÁ ENTRE AS MAIS BONITAS DO MUNDO

No dia 2 de novembro de 2016, aconteceu na cidade de Puerto Vallarta, no México, o XII Congresso Mundial do TMBBW (The Most Beautiful Bays in the World).

Dentre os destaques da programação, houve a entrega da certificação que oficializou a entrada da Baía de Todos os Santos no Clube das mais belas baías de todo o mundo.

O Yacht Clube da Bahia, ao lado da Associação Comercial da Bahia, Salvador Destination, Fundação Baía Viva e Prefeitura Municipal de Salvador, viabilizaram esta conquista por meio do trabalho que desenvolvem, seja de preservação ou de investimentos em prol do crescimento do local na área social e esportiva.

PREAMAR

A Preamar Gestão Costeira desenvolve soluções para ambientes costeiros por meio do gerenciamento dos recursos socioambientais, econômicos e urbanísticos. Além disso, a empresa presta serviços de consultoria ambiental nas quatro grandes áreas da oceanografia: biologia, química, física e geologia. Para isso, conta com um corpo de pesquisadores, consultores e profissionais qualificados das áreas da Oceanografia e Educação Ambiental.

A empresa também é desenvolvedora de um protocolo pioneiro para requalificação de praias e marinas, fundamentada no Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro e em critérios internacionais como o Programa Bandeira Azul.

A Fundação Baía Viva firmou um convênio com a Preamar Gestão Costeira desde julho de 2014 para trazer a certificação deste programa para uma das praias de sua atuação, a Praia de Ponta de Nossa Senhora, na Ilha dos Frades.

Com recursos da Fundação Baía Viva e apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, a praia de Ponta de Nossa Senhora passou por adequações a fim de atender aos critérios da certificação, que contempla quatro áreas principais: educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e segurança e serviços. O selo Bandeira Azul é atribuído anualmente pela organização não-governamental Foundation for Environmental Educacion (FEE – Fundação para Educação Ambiental) às praias e marinas que cumprem um conjunto de 34 requisitos de qualidade socioambiental.

Desde o início da parceria, equipes da Preamar fazem análise química da água periodicamente, promovem ações de conscientização ambiental e turismo sustentável, além de indicações de benfeitorias estruturais. Resultados já podem ser vistos, entre eles a construção do mapeamento biorregional da praia e o envolvimento da comunidade nas questões de educação ambiental. Hoje em dia, os próprios moradores estabelecem uma comunicação direta com os turistas para que estes façam uso consciente e sustentável do local.

Em 2016, a Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha Dos Frades, foi aprovada pelo júri internacional para receber a Bandeira Azul.

PRÊMIO TOP

A Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe foi uma das ganhadoras do prêmio Programa de Otimização de Performance (POP) em 2018, conquistando o 3º lugar na Categoria Equipamentos e Atrativos Turísticos! O POP, lançado pela Prefeitura de Salvador em 2017, monitora mais de 100 meios de hospedagem da capital, além de quase 40 equipamentos e atrativos turísticos, por meio de comentários dos visitantes em sites e agências online. Mais um destaque para a Ilha dos Frades!

 

Nó