Bandeira Azul

A praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, foi aprovada por um júri internacional para receber a Bandeira Azul. O programa criado na França em 1980 e considerado o mais importante da categoria em todo o mundo, contempla praias e marinas que cumprem um conjunto de 34 requisitos de qualidade socioambiental, com este selo de qualidade.

A Bandeira Azul é outorgada pela organização não governamental Foundation for Environmental Education (FEE – Fundação para Educação Ambiental).

Para receber a Bandeira Azul, a Fundação Baía Viva em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador e apoio da comunidade local fizeram um trabalho de adequações em quatro áreas principais. Educação ambiental, Gestão Ambiental, Qualidade da Água, Segurança e Serviços. Foram realizadas melhorias na acessibilidade, requalificação dos banheiros e dos comércios de praia, implantação de sinalização ambiental, entre outras medidas, sempre envolvendo a comunidade. O local está inserido na APCP (Área de Proteção Cultural e Paisagística), da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe.