A Fundação Baía Viva entende que educação é um dos pilares para o desenvolvimento sustentável das comunidades. Por isso investe e atrai parceiros que atuem tanto com educação profissionalizante, quanto em educação e arte para as crianças.
A Fundação mantém em Costa de Fora um projeto de apoio à comunidade, com escolinha de educação, arte e lazer, que ministra cursos de dança. Capoeira e futebol aos sábados para cerca de 50 crianças de 08 a 17 anos. As atividades colaboram para manter as crianças longe do convívio sedutor das bebidas e drogas, ao tempo em que estimulam as relações sociais e interpessoais, trabalhando questões fundamentais, entre as quais, higiene, educação e ambiental.
A Fundação desenvolve com parceiros educadores a qualificação da mão de obra local estimulando a geração de renda na comunidade através de convênios. Já foram oferecidos cursos de formação técnica como:

• Ajudante de cozinha;
  • Atendimento – Eventos e hotelaria;
  • Maquiagem;
  • Serviços gerais e camareira;
  • Artesanato popular.

Com propósito de fortalecer a vocação regional para o turismo e profissionalizar a prestação do serviço, a Fundação Baía Viva, investiu na área de gastronomia e design. Restaurantes existentes das comunidades de Costa e Ponta de Nossa Senhora passaram por reforma de instalações, elaboração de cardápios, criação de uniformes e receberam treinamento para aprimorar os serviços, com foco na culinária e atendimento ao cliente. Estas atividades foram concluídas em dez/16. Para os próximos anos a Fundação pretende suprir, com novos parceiros, toda a demanda de serviços turísticos.